domingo, 17 de maio de 2015

Ubuntu 14.04 remasterizado com Archivematica

Archivematica é repositório digital, baseada em padrões de código aberto que permite que sua instituição preserve o acesso a longo prazo ao conteúdo digital autêntico e confiável.

Primeiramente temos que ter na nossa máquina a instalação do Ubuntu 14.04, ou em uma máquina virtual, a instalação foi feita em uma máquina com o Ubuntu 14.04 instalado.

Com o Ubuntu instalado vamos checar os programas que a queremos ter no sistema para que a imagem iso do archivematica tenha os programas necessários como mysql, adoboflash, entre outros que possam ser instalados. Podendo utilizar o Ubuntu After Install ver aqui.

Depois disso começamos a instalação do archivematica através das instruções da própria página do desenvolvedor: instalação arquivematica. Acessandro essa página vá té o título:

Installing Archivematica 1.3.1 Packages (New Install)

A partir daqui começa a instalação seguindo os comandos.

Depois de finalizarmos a instalação, criamos  um usuário administrador para testar o funcionamento do repositório digital, e algumas das suas funcionalidades. A partir disso utilizamos o SystemBack para a criação da imagem iso do sistema.

Todas as senhas usadas são 12345678.


Feito a criação da imagem iso, copiamos da home para a área de trabalho para facilitar o trabalho da criação de um pen-drive bootável. 

Criamos o pendrive bootável através do dico de inicialização do Ubuntu: é só escolher a imagem iso do arquivematica que está na área de trabalho ou onde você a criou, geralmente na pasta /home, escolher ela e criar com esse programa do Ubuntu, ou outro que você desejar. 
Feito isso, reiniciamos o computador e testamo a inicialização do sitema para o pen-drive. Não esquecendo de verificar a opção no boot de inicialização pela porta USB.  


Por fim, a imagem iso do archivematica pode ser baixada nesse link: imagem iso archivematica
                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário